Thread: quando que vai acontecer

enter image description here

Thread: #033 Moarry (banimento por 4 anos)
kg↑ iPoney Head Admin

Interessado:

Nome: Moarry
Perfil da FBTF: https://fbtf.tf/users/136

Decisão de banimento

A Equipe da FBTF recebeu a denúncia dos jogadores da equipe HDM no sentido de que o jogador Moarry teria utilizado cheat nesta partida da Divisão Principal da LBTF2HL#6.

Diante de tal denúncia, a Equipe da FBTF obteve os arquivos de STV do servidor e as POVs do jogador denunciado, as quais foram postadas para download público na página da partida.

Durante revisão inicial das POVs, foram constatadas diversas jogadas suspeitas por parte do jogador denunciado, conforme se pode da seguinte lista de ticks:

Download: https://demos.tf/577962
Ticks iniciais:
51500
56200
74700
78700
87800
89300
89580
89740
91100
92800
94000
94400
109100
113000

Como se sabe, o Regulamento da LBTF2 prevê:

Regulamento da LBTF2:
9.2.10. A Equipe da FBTF assegurará à apuração o sigilo necessário à elucidação da infração e ao resguardo dos direitos dos envolvidos.
• 9.2.10.1. Durante a apuração da infração, poderá ser solicitada a opinião de jogadores com notória experiência sobre o fato imputado.

Por esse motivo, a Equipe da FBTF encaminhou os arquivos de POV do jogador denunciado para revisão por parte de 6 jogadores, sendo que dois deles têm experiência com o uso de cheat. Além disso, os demais jogadores consultados não participam da Divisão Principal da LBTF2HL#6 e possuem vasta experiência no competitivo de Team Fortress 2. É importante destacar que a Equipe da FBTF (1) não compactua com o uso de cheat, mas, eventualmente, solicita a opinião de jogadores que realmente têm experiência com o assunto e (2) assegurou o sigilo de identidade a todos os jogadores que foram consultados a respeito da denúncia.

No mesmo sentido, os jogadores da equipe pls 2 be enjoying HL fizeram a denúncia de que o jogador Moarry teria utilizado cheat nesta partida da LBTF2HL#6.

Após quase duas semanas de análise das demos e da STV, os jogadores que foram consultados confirmaram, de forma unânime, que as demos e os arquivos de STV traziam evidência suficiente, além de qualquer dúvida razoável, do emprego de cheat pelo jogador Moarry.

Nesse sentido, um dos jogadores ouvidos prestou os seguintes esclarecimentos:

Ticks conclusivos:
774700:Após o pre-aim na janela, algo totalmente normal para um sniper main, o suspeito sem motivo ou razão não só coloca a mira em cima do sniper inimigo, mas após rever com 14% da velocidade, percebe-se o aimlock nos bones do sniper red pela parede. Desativando o smooth da demo é possível observar a mira se comportando de forma mecânica no frame do aimlock.
122700 - O suspeito faz um "tracking" suspeito no soldier inimigo, um aimlock por diversos frames na hitbox de headshot do soldier
134100 - Após analisar o tick em 12% de velocidade percebesse que o suspeito olha pela parede o demo inimigo e depois tenta disfarçar olhando em outra direção
186410 - hs suspeito no soldier, silent aim

Como se sabe, o Regulamento da LBTF2 estabelece que, casos de inexistência de dúvida, não se mostra necessária a oitiva prévia do jogador denunciado para a aplicação da punição cabível:

Regulamento da LBTF2:
⦁ 9.2.10.2. Caso seja relevante para a apuração da infração, a Equipe da FBTF poderá facultar ao denunciado prazo para a apresentação de defesa.
⦁ 9.2.10.3. Nos casos em que não houver dúvida acerca da ocorrência da infração, será prescindível a apresentação de defesa do denunciado para a aplicação da punição regulamentar.

Considerando a existência de unanimidade nas opiniões dos seis jogadores consultados pela Equipe da FBTF, deliberou-se por dispensar a oitiva prévia do jogador denunciado. Destaque-se que o inteiro teor das conversas e das provas produzidas foi arquivado na área restrita do site da FBTF, para preservação para a posterioridade.

Como se sabe, o Regulamento da LBTF2 prevê:

Regulamento da LBTF2:
9.40. Utilizar, durante partidas ou treinos da Liga Brasileira de Team Fortress 2 (LBTF2), equipamentos ou software que permitam ao usuário qualquer vantagem competitiva não autorizada sobre os demais jogadores, ainda que apenas informacional, incluindo, mas não se limitando a wallhack, speedhack, crithack, aimbot, silent aim, LMAOBox, MultiBox, fake lag e ubertracker.
Punição: banimento de 4 (quatro) a 6 (seis) anos.

No caso concreto, as evidências coletadas permitem concluir, além de uma dúvida razoável, que o jogador Moarry, de fato, utilizou programa ou funcionalidade informática com o fim de localizar os jogadores durante a partida. Diante das evidências apresentadas pela equipe Compis e das opiniões conclusivas dos seis jogadores ouvidos, confirmando as suspeitas levantadas, a Equipe da FBTF não encontrou justificativa plausível para o comportamento do jogador Moarry.

Adicionalmente, a Equipe da FBTF também analisou esta STV do jogador Moarry (https://demos.tf/522930#76561198043924650), sendo que foram encontrados ticks conclusivos acerca do uso de uso de cheat:

Demo: https://demos.tf/522930#76561198043924650
tick - 4000 - Após analisar a demo em tempo real (100% da velocidade), percebe-se que o suspeito "locka" a mira no soldier inimigo do outro lado do mapa sem qualquer razão aparente
tick 4687 - Novamente o suspeito "locka" a mira no soldier inimigo sem qualquer tipo de razão aparente (ambos os ticks foram analisados com o r_Drawothermodels 2)

Por fim, esclareça-se que a decisão de aplicação do banimento foi tomada à unanimidade pelos membros da Equipe da FBTF que não estão participando da Divisão Principal da LBTF2HL#6, sendo que os demais membros da Staff estavam impedidos de deliberar sobre o assunto.

Assim, é inafastável a conclusão no sentido de prática da infração pelo jogador denunciado, devendo ser aplicada a punição regulamentar.

Para a dosimetria da punição, o Regulamento da LBTF2 estipula:

Regulamento da LBTF2:
9.3. As punições serão aplicadas nos limites das disposições regulamentares, sendo individualizadas para cada infrator, levando em consideração:
• 9.3.1. As circunstâncias e as consequências do fato;
• 9.3.2. A reprovabilidade da conduta;
• 9.3.3. A reincidência ou a primariedade do infrator e a sua a intenção ao praticar o ato;
• 9.3.4. O comportamento da vítima.

No caso concreto, as circunstâncias e consequências do fato são aquelas que normalmente se esperariam do uso de cheat. A conduta é reprovável, mas não excede os limites da infração. O jogador infrator era primário na FBTF à época do fato e sua intenção era a de, efetivamente, trapacear de forma velada, sagrando-se vitorioso por meios ilegítimos. O comportamento das vítimas não teve qualquer relevância para o acontecido. Por todos esses motivos, considerando que não há situações que agravem a infração, a punição será fixada no mínimo de 4 (quatro) anos.

Por todos esses motivos, FICA O JOGADOR MOARRY BANIDO, EM TODAS AS SUAS CONTAS, DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA FBTF PELO PERÍODO DE 4 (QUATRO) ANOS, a contar da data desta decisão.

Além disso, o resultado da partida Descent vs HDM deverá ser revertido, em atendimento à regra 9.40.4:

Regulamento da LBTF2:
9.40.4. Comprovada a infração, será revertida a partida em benefício da equipe adversária.

A presente decisão é irrecorrível, somente podendo ser revista no caso de surgimento de novas provas, nos termos da regra 9.2.14. do Regulamento da LBTF2:

Regulamento da LBTF2:
9.2.14. A decisão que aplicar punição é irrecorrível, somente podendo ser alterada no caso de surgimento de provas novas, hipótese em que o caso poderá ser analisado novamente pela Equipe da FBTF.

24 de fevereiro de 2020.

iPoney
Staff da FBTF

Thread: #034 genuine (suspensão por 6 semanas)
kg↑ iPoney Head Admin

Interessado:

Nome: genuine
Perfil na FBTF: https://fbtf.tf/users/593

Decisão de suspensão

A Equipe da FBTF recebeu a informação de que o [jogador genuine] proferiu ofensa racial em desfavor de jogadores durante partida da Sexta Temporada da Liga Brasileira de Team Fortress 2 Highlander 2 (LBTF2HL#6). Além disso, o jogador genuine alterou o seu nick no Team Fortress 2, para trazer discurso de conteúdo discriminatório e antissemitista.

Como se sabe, o Regulamento da LBTF2 prevê:

Regulamento da LBTF2#17:
9.8. Proferir, durante as partidas ou treinos da Liga Brasileira de Team Fortress 2 (LBTF2), no servidor do Discord da FBTF ou no site oficial da FBTF (https://fbtf.tf), por intermédio de funcionalidade de chat escrito ou de voz, excessivas ofensas a outro jogador, utilizando-se de expressões injuriosas, difamatórias, caluniosas ou ofensivas ao decoro.
Punição: advertência.
9.8.1. A punição será de suspensão de 1 (uma) a 3 (três) rodadas, se:
⦁ 9.8.1.1. A ofensa contiver conteúdo racista, homofóbico, supremacista, sexista, xenofóbico ou que importe, de qualquer forma, preconceito, racismo, discurso de ódio ou outra forma de discriminação vedada por este regulamento;
⦁ 9.8.1.2. Se a partida estiver sendo transmitida ao vivo pela internet (streaming) e a ofensa receber publicidade;
⦁ 9.8.1.3. Se o agente já tiver sido punido anteriormente por infração leve.
9.8.2. A punição será de banimento de 1 (um) mês a 1 (um) ano, se o jogador já tiver sido punido múltiplas vezes.

9.10. Utilizar, durante as partidas ou treinos da Liga Brasileira de Team Fortress 2 (LBTF2), no servidor do Discord da FBTF ou no site oficial da FBTF (https://fbtf.tf), nome ou nickname que contenha expressões injuriosas, caluniosas ou ofensivas ao decoro:
Punição: advertência.
9.10.1. A punição será de suspensão de 1 (uma) a 3 (três) rodadas, se:
⦁ 9.10.1.1. O nome ou o nickname contiver conteúdo racista, homofóbico, supremacista, sexista, xenofóbico ou que importe, de qualquer forma, preconceito, racismo, discurso de ódio ou outra forma de discriminação vedada por este regulamento;
⦁ 9.10.1.2. Se o agente já tiver sido punido anteriormente por infração leve.
9.10.1. A punição será de banimento de 1 (um) mês a 1 (um) ano, se o jogador já tiver sido punido múltiplas vezes.

Assim, é certo que a liberdade de expressão dos jogadores encontra limites nos respeitos aos direitos dos demais participantes da competição.

No caso concreto, a análise do screenshot fornecido permite concluir que, de fato, o jogador genuine proferiu comentário com intenção de ofender os jogadores da equipe adversária com elemento de raça. Do mesmo modo, o jogador genuine também alterou o seu nickname no Team Fortress 2, para divulgar mensagens com conteúdo antissemitista e/ou supremacista (discurso de ódio):

enter image description here

enter image description here

Ademais, a análise das logs não deixa dúvida de que o jogador responsável pela mensagem realmente se utilizava da conta da Steam vinculada ao perfil 593 do site da FBTF:
https://logs.tf/2836146#76561198379380768

Assim, o caso é de aplicação das punições previstas no Regulamento da LBTF2.

O Regulamento da LBTF2 estipula:

Regulamento da LBTF2:
9.1.3. No caso de pluralidade de infrações cometidas por um jogador, as punições serão somadas.

9.3. As punições serão aplicadas nos limites das disposições regulamentares, sendo individualizadas para cada infrator, levando em consideração:
9.3.1. As circunstâncias e as consequências do fato;
9.3.2. A reprovabilidade da conduta;
9.3.3. A reincidência ou a primariedade do infrator e a sua a intenção ao praticar o ato;
9.3.4. O comportamento da vítima.

Analisando os critérios de dosimetria da pena, é certo que as suas infrações tiveram gravidade exacerbada, uma vez que o jogador genuine não proferiu uma, mas sim várias ofensas com conteúdo discriminatório para a equipe adversária em diversos momentos da partida. A conduta do infrator foi excepcionalmente reprovável, uma vez que praticada de forma reiterada e constante durante partida da LBTF2HL#6, afetando o desempenho dos jogadores adversários durante a partida. O infrator era primário à época do ocorrido. O comportamento das vítimas em nada contribuiu para a infração.

Por esses motivos, a punição pela infração à regra 9.8.1.1. será de suspensão de três meses. Igualmente, a punição pela alteração do nickname também será três meses. Assim, somadas as punições, deverá o jogador denunciado ficar suspenso pelo período de seis rodadas.

Por todos esses motivos, FICA O JOGADOR GENUINE SUSPENSO, EM TODAS AS SUAS CONTAS, DA LBTF2HL#6 POR 6 (SEIS) RODADAS, a contar da data desta decisão.

A presente decisão é irrecorrível, somente podendo ser revista no caso de surgimento de novas provas, nos termos da regra 9.2.14. do Regulamento da LBTF2:

Regulamento da LBTF2
9.2.14. A decisão que aplicar punição é irrecorrível, somente podendo ser alterada no caso de surgimento de provas novas, hipótese em que o caso poderá ser analisado novamente pela Equipe da FBTF.

24 de fevereiro de 2021.

iPoney
Staff da FBTF

Thread: Agendamento de Partidas da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Horário padrão para as partidas

Caso não haja acordo entre os líderes das equipes ou caso o acordo seja desfeito validamente, as partidas deverão ocorrer no horário padrão da Copa FBTF, sob pena de derrota por forfeit (W.O.):

A data e o horário padrão para a realização das partidas da Copa FBTF são:

  • Na sexta-feira da rodada, às 20h00, para a Taça Jöten Klapp (Aberta);
  • No domingo da rodada, às 20h00, para a Taça Vic Basten (Acesso);
  • No sábado da rodada, às 20h00, para a Taça Barts Rimet (Central);
  • No domingo da rodada, às 20h00, para a Taça Wastex Miller (Elite).
Thread: Calendário da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

A 5ª Copa FBTF seguirá o seguinte calendário oficial:

  1. Início das inscrições: 17 (dezessete) de fevereiro de 2020 (quarta-feira), às 00h00;
  2. Término das inscrições: 3 (três) de março de 2021 (terça-feira), às 23h59;
  3. Divulgação das divisões e do restante das regras: 4 (quatro) de março de 2021 (quinta-feira);
  4. Início da primeira rodada: 4 (quatro) de março de 2021 (quinta-feira).
Thread: Inscrições abertas para a 5ª Copa FBTF - Custom Maps!
kg↑ iPoney Head Admin

enter image description here

Depois de um hiato de quase cinco anos, a Copa FBTF está de volta para mais uma edição, atendendo aos pedidos constantes dessa comunidade sedenta por 6v6! Quer uma desculpa melhor do que essa para manter o distanciamento social e escapar da tão tenebrosa segunda onda? Então, cola na gente e venha se divertir nessa Copa.

Seguindo na mesma linha, a Copa FBTF será organizada no nosso site https://fbtf.tf. Será obrigatório o registro de todos os jogadores com a intenção de participar, mesmo os mercenários.

Os mapas são todos custom, escolhidos pela comunidade na enquete realizada um mês atrás:

  • cp_gullywash_f2;
  • cp_granary_pro_rc10;
  • cp_process_f7;
  • cp_villa_b18;
  • koth_bagel_rc3; e
  • koth_clearcut_b15d.

Importante! A Copa FBTF seguirá o mesmo regulamento da LBTF2 (o que inclui CFG e Whitelist), mas com algumas modificações pontuais que serão indicadas pela Staff até o final das inscrições. Isso é necessário, pois a Copa FBTF será um evento curto e, por isso, precisará de uma maior flexibilidade em sua organização. Assim, à medida que os times forem se inscrevendo, a Staff divulgará as modificações pontuais nas regras.

Tradicionalmente, a Copa FBTF é dividida em Taças, cada uma em homenagem a um antigo membro da Staff da FBTF. A 5ª Copa FBTF terá quatro taças, cada uma equivalente a uma divisão do 6v6.

Evidentemente, todos os jogadores que participarem (e cujos times NÃO MIAREM) receberão as famosas medalhas do Brasão Nacional. As medalhas serão de Primeiro, de Segundo, de Terceiro colocado de cada Taça, além das de participante. As regras completas sobre medalhas podem ser encontradas aqui: https://fbtf.tf/forums/threads/151

As inscrições podem ser feitas neste link: https://fbtf.tf/leagues/5. Elas ficarão abertas POR APENAS DUAS SEMANAS, até o dia três de março de 2021, às 23h59.

Contamos com a participação de todos e que venham muitos airshots, drops e backcaps!

Thread: Mapas da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

As partidas da 5ª Copa FBTF serão disputadas nos seguintes mapas custom:

enter image description here

enter image description here

enter image description here

enter image description here

enter image description here

enter image description here

Thread: Regras da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

A 5ª Copa FBTF utilizará o regulamento da LBTF2 na modalidade 6v6, com as alterações que serão divulgadas em breve pela Equipe da FBTF nesta página.

Thread: Premiação da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

enter image description here

Medalhas da 5ª Copa FBTF:

Para os jogadores que participarem regularmente da integralidade da 5ª Copa FBTF, serão concedidas as medalhas listadas abaixo, como premiação da competição. Somente receberão medalhas os jogadores que integrarem, regularmente, as equipes que participarem da 5ª Copa FBTF.

Não receberão medalhas os jogadores que: (1) na fase classificatória, perderem 2 (duas) partidas consecutivas ou três partidas intercaladas por WO ou que sofrerem 1 (uma) derrota por WO na fase eliminatória; (2) integrarem equipes que forem dissolvidas ou expulsas da Copa FBTF, por iniciativa de seus líderes ou por determinação da Equipe da FBTF; (3) forem punidos com banimento da FBTF ou expulsão da Copa FBTF; (4) forem apenas mercenários na Copa FBTF, não integrando regularmente a escalação ativa (active roster) de qualquer equipe inscrita na competição; (5) ou que abandonarem a competição antes de seu fim.

Medalhas dos Campeões:
Para os jogadores que integrem regularmente as equipes campeãs de cada divisão da Copa FBTF, serão entregues medalhas genuínas no seguinte formato:

1st Place Medal

Nomes das medalhas:
Primeiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Wastex Miller
Primeiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Barts Rimet
Primeiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Vic Basten
Primeiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Jöten Klopp

Medalhas dos Vice-campeões:
Para os jogadores que integrem regularmente as equipes vice-campeãs de cada divisão da LBTF2#17, serão entregues medalhas genuínas no seguinte formato:

2nd Place Medals

Nomes das medalhas:
Segundo Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Wastex Miller
Segundo Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Barts Rimet
Segundo Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Vic Basten
Segundo Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Jöten Klopp

Medalhas dos Terceiros colocados:
Para os jogadores que integrem regularmente as equipes que finalizarem em terceiro lugar de cada divisão da LBTF2#17, serão entregues medalhas genuínas no seguinte formato:

3rd Place Medal

Nome das medalhas:
Terceiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Wastex Miller
Terceiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Barts Rimet
Terceiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Vic Basten
Terceiro Lugar - Copa FBTF 6v6 Taça Jöten Klopp

Medalhas dos Participantes:
Para os demais jogadores que integrem regularmente as equipes que participarem de cada divisão da LBTF2#17, serão entregues medalhas genuínas no seguinte formato:

Participant Medal

Nome das medalhas:
Participante - Copa FBTF 6v6 Taça Wastex Miller
Participante - Copa FBTF 6v6 Taça Barts Rimet
Participante - Copa FBTF 6v6 Taça Vic Basten
Participante - Copa FBTF 6v6 Taça Jöten Klopp

Thread: Agendamento de Partidas da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Desfazimento de acordo

O acordo realizado quanto ao dia e/ou horário da partida somente poderá ser desfeito mediante concordância expressa de ambos os líderes, desde que antes do momento da partida e desde que antes do horário padrão da rodada. Do silêncio do líder presume-se a discordância com a alteração do agendamento realizado.

O líder não é obrigado a alterar o acordo concluído anteriormente. Por esse motivo, é importante que os líderes tomem bastante cuidado no momento do agendamento da partida, pois somente devem aceitar dias e/ou horários em que, efetivamente, possam realizar a partida. O líder é responsável por organizar sua equipe e por encontrar um horário em que possua jogadores suficientes para a partida.

Somente com a manifestação expressa dos dois líderes é que o agendamento realizado deixará de ser vinculante. Se um dos dois líderes não concordar com a alteração do acordo, a partida deverá ser realizada no dia e/ou horário do agendamento anterior que foi realizado validamente, sob pena de derrota por forfeit (W.O.).

Thread: Agendamento de Partidas da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Preferência para o horário em que houver acordo

Se houver concordância entre os líderes das duas equipes, a partida poderá ser realizada em qualquer dia e em qualquer horário, desde que respeitados os limites da rodada. O acordo entre os líderes deve ser documentado por qualquer meio e postado na página oficial de cada partida.

Durante a negociação, a proposta de dia e/ou de horário para agendamento da partida feita pelo líder de uma equipe não obriga a aceitação pelo líder adversário. Além disso, o líder que propôs dia e/ou horário para a partida pode voltar atrás em sua proposta (retratar-se) até a aceitação pelo líder da equipe adversária. Por outro lado, depois da aceitação pelo líder da equipe adversária, a proposta original é definitiva (irretratável). Do mesmo modo, também é irretratável a aceitação realizada pelo líder quanto à proposta formulada pelo líder da equipe adversário no que se refere ao dia e/ou horário para a partida.

As manifestações dos líderes devem ser expressas e claras, presumindo-se do silêncio a discordância com qualquer questão. Não terão validade as manifestações dúbias ou contraditórias. Em caso de dúvida, cabe ao líder interessado demonstrar a sua boa-fé, solicitando esclarecimentos ou requerendo a intervenção da Staff da FBTF.

O agendamento realizado torna-se definitivo (irretratável) com a aceitação do último líder. Nesse caso, os jogadores das equipes deverão comparecer no dia e/ou no horário acordado, para realizar a partida. O não comparecimento das equipes no dia e/ou horário agendado regularmente ensejará o início do período de tolerância de 20 (vinte) minutos para a partida, sob pena de derrota por forfeit (W.O.).

Thread: Agendamento de Partidas da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Introdução

As partidas da Copa FBTF deverão ser realizadas nos limites das rodadas indicadas pelo calendário oficial. Todas as rodadas da Copa FBTF começarão nas quartas-feiras de cada semana, às 20h00 (UTC -3), e se encerrarão nas terças-feiras da semana seguinte, às 23h59 (UTC -3). Durante a rodada, os líderes das equipes deverão agendar e realizar as partidas, salvo se houver autorização especial da Staff da FBTF.

Todo o procedimento de agendamento de partidas deverá ser documentado na página oficial de cada partida pelos líderes das equipes. Em caso de disputas, todas as questões, depois de ouvidos os líderes das equipes envolvidas, serão resolvidas pela Staff da FBTF com base, exclusivamente, nas provas que constarem das páginas oficiais das partidas, não sendo admitidas quaisquer outras. Os agendamentos de partidas poderão ser realizados por qualquer meio de comunicação, desde que os líderes postem o conteúdo na página oficial da partida.

Se houver qualquer impasse durante o agendamento das partidas, os líderes das equipes envolvidas devem solicitar a intervenção de um Staff da FBTF.

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Prevalência da realização das partidas

Em casos de acirrada disputa acerca do fornecimento de servidores, poderá a Staff da FBTF, ao invés de aplicar a derrota por forfeit (W.O.), designar nova data e novo horário para a realização da partida, especificando em qual servidor ela deverá ocorrer, ainda que depois de encerrada a rodada.

A finalidade desta regra é evitar derrotas por forfeit (W.O.), prezando para que a maior quantidade possível de partidas seja realizada durante a Copa FBTF. Esta regra será aplicada, quando ambas as equipes estiverem em condição de jogo (pelo menos 5 jogadores aptos), mas houver algum desajuste relevante e justificado que tenha atrasado ou impedido a partida.

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Provas dos acontecimentos

Todo o procedimento de fornecimento dos servidores deverá ser documentado na página oficial de cada partida pelos líderes das equipes. Assim, os líderes das equipes deverão postar tudo que for relevante na página oficial de cada partida, para que tais provas sejam analisadas pela Staff da FBTF. Logo, em caso de disputas sobre o fornecimento de servidores para as partidas, todas as questões, depois de ouvidos os líderes das equipes envolvidas, serão resolvidas pela Staff da FBTF com base, exclusivamente, nas provas que constarem das páginas oficiais das partidas, não sendo admitidas quaisquer outras.

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Intervenção da Equipe da FBTF

Apresentada a recusa pelo líder do time de casa (Home Team), será, obrigatoriamente, convocado um membro da Staff da FBTF, para indicar em qual servidor será realizada a partida. A indicação do servidor em que será realizada a partida será pautada pelos seguintes critérios:

  • Do maior interesse na realização das partidas, prevalecendo estas sobre derrotas por forfeit (W.O.);
  • Da transparência e da fundamentação das decisões da Equipe da FBTF.
  • Da prevalência de servidores brasileiros sobre servidores estrangeiros nos casos de impasse para a realização de partidas.

Durante o processo de fornecimento de servidores, o líder de qualquer das equipes sempre poderá solicitar a intervenção de membro da Equipe da FBTF, para decidir quaisquer assuntos.

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Fornecimento de novo servidor

A partir do momento em que recusar o servidor, o líder do time fora de casa (Away Team) se tornará responsável pelo fornecimento de um novo servidor que atenda às exigências do regulamento da Copa FBTF. O fornecimento desse servidor deverá ocorrer no período de 20 (vinte) minutos subsequente ao envio da recusa ao líder do time de casa (Home Team). O envio do connect do novo servidor pelo líder do time fora de casa (Away Team) deverá respeitar as mesmas regras aplicáveis ao envio do connect pelo líder do time de casa (Home Team), devendo ocorrer, obrigatoriamente, por Discord ou pelo chat da Steam, para o líder do time adversário, trazendo IP e senha.

Se o líder do time fora de casa (Away Team) não encaminhar o connect para o novo servidor, respeitadas as exigências acima, ao líder do time de casa (Home Team) no prazo de 20 (vinte) minutos, a partida deverá ser realizada no servidor indicado pelo time de casa (Home Team). Nesse caso, após o encerramento dos 20 (vinte) minutos, será iniciado o período prazo de tolerância de 20 (vinte) minutos para o início da partida no servidor indicado pelo time de casa (Home Team), sob pena de derrota por forfeit (W.O.).

Por outro lado, ao receber o connect para o novo servidor, o líder do time de casa (Home Team) deverá confirmar que o servidor atende às exigências do regulamento da Copa FBTF, verificando o mapa, a CFG, a whitelist, os plug-ins e todas as demais questões relevantes. Todas essas verificações devem ocorrer no período de 20 (vinte) minutos, intervalo durante o qual todos os jogadores de ambas as equipes também deverão se conectar ao novo servidor e se preparar para a partida. Se não for feita qualquer reclamação no período de 20 (vinte) minutos, a partida deverá ocorrer nesse novo servidor, sendo que a responsabilidade por qualquer equívoco na configuração do servidor recairá sobre o time fora de casa (Away Team).

De regra, o novo servidor fornecido pelo líder do time fora de casa (Away Team) não poderá ser recusado. Entretanto, o líder do time de casa (Away Team) poderá recusar o servidor fornecido nas mesmas hipóteses indicadas anteriormente, desde que a recusa seja feita, impreterivelmente, até 20 (vinte) minutos do horário em que foi recebido o connect. À recusa do servidor pelo líder do time de casa (Home Team) aplicadas as mesmas regras da recusa realizada pelo líder do time fora de casa (Away Team).

Cabe ao líder do time de casa (Home Team) produzir a prova do envio da sua recusa até 20 (vinte) minutos depois do horário do recebimento do connect. Essa recusa poderá ser feita pelo chat do Team Fortress 2 (conectado ao servidor), pelo chat da Steam ou pelo Discord com o líder do time fora de casa (Away Team). Não serão aceitas comunicações por outros sistemas de chat, fora do prazo devido ou para outro jogador que não seja o líder do time fora de casa (Away Team). Entretanto, não sofrerá derrota por forfeit (W.O.) o líder do time de casa (Home Team) que comprovar a recusa de servidor na forma prevista pelo regulamento da Copa FBTF no prazo devido. Nos casos em que não houver recusa ou ela for inválida ou fora do prazo, a partida deverá ser realizada no servidor fornecido pelo time fora de casa (Away Team). Com o encerramento do prazo de 20 (vinte) minutos sem a recusa válida, será iniciado o prazo de tolerância de 20 (vinte) para a realização da partida, sob pena de derrota por forfeit (W.O).

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Recusa do servidor

De regra, o servidor fornecido pelo líder do time de casa (Home Team) será o servidor em que se realizará a partida, não podendo ser recusado pelo adversário. Entretanto, o líder do time fora de casa (Away Team) poderá recusar o servidor fornecido em algumas hipóteses, desde que a recusa seja feita, impreterivelmente, até do horário agendado para o início da partida. Não serão aceitas recusas posteriores ao horário agendado para a partida ou por jogadores que não sejam o líder do time fora de casa (Away Team).

O líder do time fora de casa (Away Team) somente poderá recusar o servidor fornecido pelo time de casa (Home Team):

  • (1) se o servidor não atender aos requisitos deste regulamento, quanto ao mapa, à CFG, à whitelist ou a qualquer outra configuração relevante; ou
  • (2) se houver 2 (dois) ou mais jogadores do time fora de casa (Away Team) que tenham, constante e comprovadamente, ping superior a 100 (cem) milissegundos no servidor, não fundamentando a recusa alterações momentâneas de latência, de ping, de choke ou de loss, causadas pelo serviço de internet do jogador ou por outras formas de limitação técnica ou informática a ele imputáveis; ou
  • (3) se houver, pelo menos, 1 (um) jogador do time fora de casa (Away Team) que não se puder conectar ao servidor em razão, exclusivamente, de falha ou de configuração do servidor, incluindo banimentos ou outras proibições; ou
  • (4) se houver disponível, no momento da partida, outro servidor de Team Fortress 2 para o qual os jogadores tenham menor latência ou ping ou que se mostre mais favorável para realização da partida, atendidas todas as exigências do regulamento da Copa FBTF.

Não serão aceitas recusas de servidor por outros motivos que não os indicados acima. Além disso, cabe ao líder do time fora de casa (Away Team) produzir a prova do envio da recusa até o horário agendado para a partida, podendo tal recusa ser feita pelo chat do Team Fortress 2 (desde que conectado ao servidor), pelo chat da Steam ou pelo Discord com o líder do time de casa (Home Team). Do mesmo modo, não serão aceitas comunicações por outros sistemas de chat, fora do prazo devido ou para outro jogador que não seja o líder do time de casa (Home Team). Entretanto, não sofrerá derrota por forfeit (W.O.) o líder do time fora de casa (Away Team) que comprovar a recusa de servidor na forma prevista pelo regulamento da Copa FBTF no prazo devido.

A recusa de servidor feita depois do horário agendado para o início da partida não será aceita. Nesse caso, será iniciada a contagem do prazo de tolerância de 20 (vinte) minutos para o início da partida no servidor indicado pelo time de casa (Home Team), sob pena de derrota por forfeit (W.O.).

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Responsabilidade pelo fornecimento de servidores

Em cada rodada, metade das equipes será sorteada como time de casa (Home Team), enquanto a outra metade será o time fora de casa (Away Team). Esse sorteio será feito pelo próprio site oficial da Staff da FBTF, atendendo à igualdade entre equipes.

Nos casos em que não houver acordo quanto ao servidor, é responsabilidade do líder do time de casa (Home Team) providenciar para a partida um servidor que atenda às exigências do regulamento da Copa FBTF. O líder do time de casa (Home Team) deverá encaminhar, obrigatoriamente por Discord ou pelo chat da Steam, o connect (IP e senha) para o líder do time fora de casa (Away Team) com, pelo menos, 20 (vinte) minutos de antecedência, sob pena de derrota por forfeit (W.O.). Cabe ao líder do time de casa (Home Team) produzir a prova do envio do connect até o prazo indicado, não sendo aceitas comunicações por outros sistemas de chat, fora do prazo devido ou para outro jogador da equipe adversária.

O líder do time de casa (Home Team) somente se libera da sua obrigação ao enviar, corretamente, o connect (IP e senha) para o líder do time fora de casa (Away Team) até 20 (vinte) minutos de antes da partida pelo chat da Steam ou Discord. Assim, não sofrerá derrota por forfeit (W.O.) o time de casa (Home Team) cujo líder comprovar o envio do connect ao líder do time fora de casa (Away Team) na forma de regulamento da Copa FBTF, ainda que o líder da outra equipe esteja offline no momento do envio, ou que não veja a mensagem, ou que ocorra qualquer outro fato fortuito.

Por sua vez, o líder do time fora de casa (Away Team) tem que estar atento para o recebimento do connect pelo chat da Steam ou Discord. Não é obrigação do líder do time fora de casa (Away Team) procurar ou aceitar o connect em outros sistemas de chat, sendo que tais formais de comunicação não desobrigarão o líder do time de casa (Home Away) e sujeitarão a sua equipe a derrota por forfeit (W.O.).

Ao receber o connect com 20 (vinte) minutos de antecedência, o líder do time fora de casa (Away Team) deverá confirmar que o servidor atende às exigências do regulamento da Copa FBTF, verificando o mapa, a CFG, a whitelist, os plug-ins e todas as demais questões relevantes. Todas essas verificações devem ocorrer no período de 20 (vinte) minutos até o início da partida, intervalo durante o qual todos os jogadores de ambas as equipes também deverão se conectar ao servidor e se preparar para jogar. Se não for feita qualquer reclamação, a partida deverá ocorrer no servidor indicado pelo time de casa (Home Team) e no horário agendado, sendo que a responsabilidade por qualquer equívoco na configuração do servidor recairá sobre o time de casa (Home Team).

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Preferência para o servidor em que houver acordo

Se houver concordância entre os líderes das duas equipes, a partida poderá ser realizada em qualquer servidor que atenda aos requisitos do regulamento da Copa FBTF. Em outras palavras: desde que estejam de acordo, os líderes podem fazer a partida em qualquer servidor que esteja rodando as CFGs e a whitelist da FBTF, bem como que esteja no mapa correto e na versão correta do mapa e que tenha os plug-ins do logs.tf ou sizzlingstats em total funcionamento. O acordo entre os líderes deve ser documentado e postado na página oficial de cada partida. Será responsável pelas configurações do servidor a equipe cujo líder encaminhar o connect (IP e senha).

As demais regras sobre fornecimento de servidores escritas abaixo se destinam aos casos em que não haja acordo entre os líderes das equipes. As regras de agendamento não alteram a responsabilidade pelo fornecimento de servidores.

Thread: Fornecimento de Servidores da 5ª Copa FBTF
kg↑ iPoney Head Admin

Introdução

Na Copa FBTF, a responsabilidade pelo fornecimento de servidores para as partidas é das equipes participantes. Todo o procedimento de fornecimento dos servidores deverá ser documentado na página oficial de cada partida pelos líderes das equipes. Em caso de disputas sobre o fornecimento de servidores para as partidas, todas as questões, depois de ouvidos os líderes das equipes envolvidas, serão resolvidas pela Staff da FBTF com base, exclusivamente, nas provas que constarem das páginas oficiais das partidas, não sendo admitidas quaisquer outras.

Se houver qualquer impasse durante o fornecimento dos servidores, os líderes das equipes envolvidas devem solicitar a intervenção de um Staff da FBTF.

As regras para o fornecimento de servidores podem ser encontradas nos posts desta thread.